. Saiba como alcançar e manter alta performance pessoal e profissional | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Saiba como alcançar e manter alta performance pessoal e profissional

A alta performance pessoal e profissional é essencial para obter uma carreira bem-sucedida e conquistar objetivos realmente valiosos. Mas como alcançar esse nível de evolução?

Conseguir atingir uma vida plena requer disposição, empenho e resiliência para aprender constantemente, superar obstáculos e desenvolver competências e habilidades. No entanto, a trajetória até uma existência integral é só uma parte do processo. O verdadeiro desafio está em se manter nesse patamar.

Pensando nisso, preparamos um artigo com práticas poderosas para lhe ajudar a alcançar a alta performance e, principalmente, a continuar nesse nível. Continue a leitura para conferir!

Desenvolver continuamente o autoconhecimento

Dificilmente a plenitude em todos os âmbitos da existência é conquistada sem muito conhecimento próprio. Isso acontece porque para evoluir é indispensável conseguir superar crenças limitantes, usar os potenciais a favor do crescimento e ter controle emocional.

Contudo, o autoconhecimento não é um processo com tempo determinado. Por mais entendimento que seja obtido, sempre terá algo a ser analisado e explorado. Todos os dias ocorrem situações que oferecem novas experiências e descobertas que são valiosas para a caminho que está sendo percorrido.

Desse modo, é muito importante compreender que o desenvolvimento dessa capacidade é um trabalho contínuo e precisa de empenho diário para a manutenção de uma performance elevada em todas as esferas da vida.

Definir propósitos claros

Muitas pessoas consideram a obtenção da alta performance o objetivo final. No entanto, essa conquista precisa ser um caminho para um propósito maior. Um desejo que traga consequências positivas para você, as pessoas ao seu redor e, se for possível, para toda a sociedade. Isto é, algo que possa trazer orgulho e fazer parte do seu legado.

Uma vida plena é baseada na constante evolução e os propósitos são essenciais para que isso aconteça. Eles são responsáveis pela continuidade do aprendizado e servem como guias em diferentes momentos da vida. Ademais, proporcionam a resiliência necessária para superar os desafios e as instabilidades que surgem durante a trajetória.

Assim, é fundamental conhecer seus valores e entender quais são os fatores que têm o poder de impulsionar a evolução para definir propósitos claros.

Sempre ter metas a serem atingidas

Para alcançar os propósitos é fundamental ter um planejamento que possibilite a continuidade do desenvolvimento e, consequentemente, da alta performance pessoal e profissional.

A elaboração de um plano eficiente depende da definição de metas atingíveis, que funcionem como passos em direção ao objetivo principal. Sem isso, é muito difícil conseguir se orientar para chegar aos resultados almejados.

Portanto, ao atingir um nível elevado de desempenho, é fundamental compreender que assim como as metas foram importantes para alcançar esse patamar, elas também servem para tornar possível a realização de feitos maiores.

Ouvir ativamente

Conquistar a alta performance não significa não ter mais nada para aprender. O aprendizado precisa ser constante para que as metas sejam atingidas, e a busca por objetivos continue. Para isso é preciso saber escutar!

Muitas pessoas, principalmente quando consideram que estão em um nível de evolução superior, costumam ignorar as opiniões dos outros e achar que as suas palavras são mais importantes.

Esse tipo de atitude pode ser extremamente prejudicial para a manutenção da plenitude conquistada. Como já citado, o autoconhecimento é um processo constante e os feedbacks são essenciais para o desenvolvimento dessa capacidade.

Por essa razão, é primordial ouvir ativamente, focando no contexto da interação e nas palavras que estão sendo compartilhadas. Desse modo, as conversas são mais produtivas, pois existe a compreensão do conteúdo das mensagens que estão sendo transmitidas.

Não se prender ao passado

As conquistas que proporcionaram a alta performance e as vitórias que vieram em função disso são muito importantes. Elas devem ser valorizadas, pois são essenciais para lembrar das próprias capacidades e ter resiliência para continuar a trajetória em direção aos propósitos.

Entretanto, os êxitos não podem ser paralisantes. Muitas vezes, as pessoas supervalorizam os objetivos atingidos ou acham que não foram merecedoras do que alcançaram. Esses comportamentos impedem o crescimento porque geram a falsa convicção de que não é necessário ou possível evoluir.

Por esse motivo, deve-se utilizar as conquistas e erros do passado como estímulos e aprendizados, mas o foco precisa estar no presente e nos desejos para o futuro.

Celebrar todas as vitórias

Quando se alcança uma vida plena é comum estar sempre buscando algo a mais. Esse comportamento é necessário para a manutenção da alta performance, pois contribui para o crescimento constante. Porém, ele não pode se tornar obsessivo e impedir a valorização das pequenas vitórias.

Os resultados obtidos não são frutos de uma ação isolada, e sim consequências de todo um processo. Cada conquista, por menor que seja, é muito importante e depende de esforços que devem ser enaltecidos.

Desmerecer o próprio empenho é impossibilitar o crescimento. Essa conduta afeta uma das influências mais importantes na continuidade da evolução: a motivação. Sem ela, é inviável conseguir vencer as dificuldades e ter resiliência para continuar a trajetória em direção aos objetivos.

Por isso, em uma existência integral, cada conquista é essencial e deve ser festejada de algum modo. Dessa forma, sempre existirão incentivos para a manutenção do alto nível de desempenho!

Encontrar uma boa mentoria

Alcançar e manter a alta performance pessoal e profissional não é um processo fácil, e fazê-lo sem orientação o torna ainda mais difícil! Realizar essa trajetória sozinho faz com que ela seja mais longa e repleta de erros que poderiam ser evitados com a ajuda de alguém que já tenha percorrido esse caminho.

Dessa maneira, é muito importante encontrar um mentor, uma pessoa que esteja disposta a compartilhar suas experiências e auxiliá-lo a ter clareza em relação aos propósitos, bem como guiá-lo em direção a plenitude em todas as áreas da vida.

As práticas apresentadas neste artigo são essenciais para atingir e manter a alta performance. Com elas, é possível ter todos os benefícios de uma vida plena, como bem-estar, autoestima, bons relacionamentos interpessoais, reais perspectivas de crescimento, motivação, estabilidade financeira, uma carreira bem-sucedida, credibilidade e sabedoria. 

Gostou de saber como alcançar e manter a alta performance pessoal e profissional? Quer aprender mais? Descubra agora como desenvolver competências estratégicas que podem ajudá-lo a conquistar seus objetivos!