. O que nos falta é conhecimento? Ou seria aplicação? | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

O que nos falta é conhecimento? Ou seria aplicação?

Você já reparou como vivemos uma busca incessante por conhecimento? Não é de hoje, pois nosso treinamento (criação) consistiu em estudar até entrar em uma faculdade, para depois conseguir um bom emprego. Mas não para por aí, pois já começa a cobrança de se fazer uma especialização, depois outra, ou um MBA com foco nos negócios. Sempre há necessidade de fazer cursos, ler livros, estudar, estudar. Mas o quanto tudo isso garante algum tipo de resultado? Essa fórmula de sucesso já não significa mais nada, nem um emprego mediano, quanto mais uma ascensão na carreira.

O conhecimento de que falamos aqui está mais para informação, pois conhecimento mesmo deveria ter o mesmo significado utilizado na língua inglesa, em que knowhow quer dizer conhecimento com experiência prática. Na cultura do Brasil, acredita-se que apenas estudando sem rumo é possível  progredir na vida. Mas de que serve o conhecimento sem ação?

Quando temos uma ideia ou aprendemos algo, ficamos empolgados e passamos a achar que o novo conhecimento é a solução para a nossa vida. Isso pode ser estimulante, mas o que acontece na maioria das vezes é nos depararmos com obstáculos mentais e dificultadores criados por nós mesmos. Bate aquela preguiça e acabamos deixando de lado aquilo que deveria ser um aprendizado.

Segundo a andragogia, que trata da forma como os adultos aprendem, nós precisamos de ação e movimento em direção ao que desejamos. Isso é até mais importante do que as emoções, já que elas são resultado dos movimentos reais. É por isso que, muitas vezes, boicotamos nosso conhecimento, pois as emoções acabam jogando contra nós mesmos. E o que acontece? Frustração.

Por outro lado, quando agimos de acordo com o que planejamos, fazendo aquele movimento focado para que a coisa se concretize, toda a química hormonal secretada dentro do nosso corpo é canalizada na conexão neural, mostrando que houve o aprendizado. Quando não fazemos nada e boicotamos nosso movimento, essa secreção neuro hormonal, é desperdiçada por nao haver a sinapse neural e a química do corpo nos deixa frustrado.

As pessoas não estão paradas na vida por falta de informação, mas por navegarem nas suas incertezas, sem agir, sem definir objetivos ou se esforçar para conseguir o que querem. O que falta é ação (conhecimento + ação = transformação).

Dicas:
1. Sonhe com uma vida melhor, evoluindo sempre;
2. Estude, se capacite e tenha idéias;
3. Defina o que precisa fazer para a ideia se concretizar;
4. Defina o que pode dar errado;
5. Parta para a ação;
6. Erre, pois isso significa que você está fazendo acontecer;
7. Colha os frutos, pois há tempo de plantar e tempo de colher. E colher vem por ultimo.