. Disciplina = ponte entre a decisão e a entrega | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Disciplina = ponte entre a decisão e a entrega

Querer é poder, isso é um fato. Mas “poder” não necessariamente significa fazer acontecer. Muitas vezes, temos o poder de fazer e contamos com todos os recursos necessários para isso e mesmo assim acabamos sem realizar nada. Muitas pessoas têm um enorme potencial para fazer várias coisas e alcançar sucesso em tudo, mas elas nunca transformam esse potenciam em entrega. Isso porque potencial também não quer dizer entrega ou efetivação de algo. Potencial é apenas uma promessa de algo que pode ser grande.

Nesse sentido, o poder de decisão é fundamental. É preciso decidir por fazer alguma coisa — iniciar academia, fazer uma dieta, pedir perdão e fazer as pazes, crescer em sua vida profissional ou iniciar uma nova carreira. Quando se toma uma decisão, há uma carga emocional forte que age dentro do indivíduo, sensibilizando-o e facilitando suas ações. A decisão é um fator motivador, que enche o indivíduo de esperança, mas que ainda exige que um longo caminho seja percorrido até o alcance dos resultados esperados.

É justamente aí que entra a disciplina, uma ponte que interliga a decisão e a entrega do resultado. A disciplina é o fator chave para que as coisas aconteçam na nossa vida. No caso da academia, por exemplo, você precisa mapear todos os fatores necessários para que aconteça a entrega do que foi decidido: separar uma roupa adequada, dormir mais cedo, deixar o alarme para a melhor hora de acordar, calcular o tempo para chegar na academia, definir o que comer antes e deixar organizado para não se atrasar na hora de sair. Quando isso é feito, a pessoa está mapeando todos os possíveis obstáculos que poderiam desmotivá-la de fazer a academia. É aí que entra a disciplina. É preciso, ainda, ter disciplina para manter a rotina de fazer a academia, na frequência que foi definida por você, sempre criando e mantendo estratégias mentais para que haja motivação de estar sempre em busca da meta.

Um projeto profissional funciona da mesma maneira: é preciso definir todo o passo a passo do que precisa ser feito e ter disciplina para seguir todas as etapas até o final, independentemente do cansaço, desmotivação, obstáculos e demora, até que a coisa se transforme no que gostaríamos que fosse. Até nas empresas mais inovadoras do mundo, como a Disney, a disciplina é um fator crucial na rotina dos colaboradores, para que as idéias se transformem em realidade. Muito trabalho, concentração e foco disciplinado são ingredientes fundamentais para o sucesso dessas gigantes.

Pratique a disciplina, e seus sonhos estarão muito mais próximos de se tornarem realidade. Para te ajudar a desenvolver sua capacidade de desenvolvimento contínuo e trazer mudanças efetivas em sua vida, faça o Professional & Self Coaching (PSC), a mais completa formação de Coaching do Brasil.