. Como se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso profissional | Instituto Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Como se destacar no mercado de trabalho e ter sucesso profissional

Em um cenário de alta competitividade, conseguir reconhecimento profissional é uma tarefa que exige talento, dedicação, foco em resultados e bom relacionamento interpessoal. Sem essas características, não há como se destacar no mercado de trabalho.

Você pode ter grande conhecimento técnico, mas caso não saiba conviver com as diferenças de comportamento e de pensamento não será capaz de apresentar bons resultados para uma empresa.

Se você deseja vencer o desafio de chegar a um patamar acima de seus colegas de profissão, a recomendação é ler as dicas que apresentamos neste post. Confira!

Como se destacar no mercado de trabalho?

À medida que você apresenta um desempenho notável, maior será a sua empregabilidade. Para ser o funcionário do sonho das organizações, o ideal é adotar alguns procedimentos e um deles é estar bem informado sobre as tendências do setor e a postura dos clientes.

De que maneira é possível fazer isso? Procure sempre ler sites ou blogs especializados na sua área de atuação. Também busque participar de cursos (presenciais ou on-line) e de eventos relacionados com a sua companhia.

Com essas informações, você pode fazer algo que as empresas admiram bastante: capacidade de elaborar estratégias para as organizações atingirem melhores resultados. Há muito tempo, fazer o famoso “feijão com arroz” é inútil para manter a empregabilidade alta.

É preciso ter uma visão diferenciada sobre como a empresa pode conquistar uma posição de destaque no mercado. Se você pretende ter sucesso ao apresentar os projetos para os gestores, é imprescindível mostrar confiança.

Tenha o bom senso de expor iniciativas que será capaz de executar com excelência. Do contrário, você vai perder uma boa oportunidade de crescimento. Por isso, procure sempre agir com humildade. Ou seja, reconhecer as próprias limitações e ter senso crítico para combatê-las.

Em muitos casos, o apoio de um coaching pode ser uma excelente alternativa para evoluir na carreira. Esse profissional está habilitado para orientá-lo na criação de metas viáveis de serem concretizadas.

Além disso, pode ajudar a atingir o autoconhecimento. Isso é essencial para analisar os pontos fracos, o que contribui bastante na adoção de medidas para minimizá-los ou eliminá-los. 

Ser um profissional melhor é uma ação que exige perseverança e força de vontade. Para muitas pessoas, o processo de mudança exige muito tempo para ser concretizado de forma consistente.

Quais são as qualidades essenciais para ter destaque profissional?

Não há uma resposta perfeita para esse questionamento. Por outro lado, é possível abordar uma série de características para você adotar e se diferenciar dos concorrentes. Acompanhe!

Boa comunicação

Não adianta ser uma pessoa criativa se não sabe se expressar direito. Por exemplo, você deseja apresentar um projeto que vai resultar em um novo serviço para os clientes. Porém, tem muita de dificuldade de expor as ideias com clareza e objetividade.

Para quem almeja melhorar a performance profissional, a comunicação eficiente e correta deve ser uma prioridade. Não basta apenas usar as palavras corretas e o tom de voz adequado, é necessário também saber o momento certo de apresentar o seu ponto de vista.

Aliando o uso perfeito do idioma com o bom senso, você pode chegar longe. Pense nisso com carinho e mãos à obra!

Capacidade analítica

É muito bom ser comunicativo, não é mesmo? Para usar a habilidade de expor boas ideias, o indicado é desenvolver a capacidade analítica. Ela consiste em avaliar como é possível encontrar soluções para ter um rendimento melhor a cada dia.

Esse fator contribui bastante para atingir as metas, além de identificar e combater obstáculos que impedem o crescimento profissional e pessoal. Olhar para si mesmo também é importante para inserir a melhoria contínua no seu cotidiano.

Organização

Trabalhar com pessoas organizadas é bem mais simples. Quando uma equipe é composta de membros capazes de entregar as tarefas no prazo estipulado, as atividades têm mais chances de funcionar corretamente.

Ao fazer uma boa gestão de tempo, você será capaz de organizar as demandas de maneira adequada. A organização é uma peça-chave para você ter a devida consciência dos serviços a serem executados.

Já pensou esquecer de uma reunião importante com o chefe? Para evitar isso, procure listar as atividades do dia e ter planejamento para executá-las.

Bom marketing pessoal

Construir uma boa imagem é medida necessária para ser um profissional reconhecido no mercado. Por isso, investir no marketing pessoal deve ser uma meta em sua carreira. Com ações simples, você pode se destacar em uma empresa. Por isso, é muito importante ser:

Ao mostrar simpatia, seriedade e bons resultados, você está consolidando uma posição de prestígio em uma empresa, o que é essencial para se destacar no mercado de trabalho.

Autoconfiança

Mostrar segurança no que está fazendo ajuda muito a atingir um patamar diferenciado em uma companhia. Não adianta ter boas ideias caso você não tenha confiança para apresentá-las e colocá-las em prática.

Confiar em si mesmo é uma obrigação para alcançar o sucesso pessoal e profissional. Se você não está seguro do que pretende executar, jamais vai transmitir para os colegas de trabalho a sensação de que é capaz de bater as metas e de obter um desempenho acima da média.

Uma forma de combater a insegurança é buscar o apoio de um coach. Esse profissional está habilitado para ajudá-lo a criar as melhores estratégias para superar as dificuldades que o impedem de atingir o reconhecimento na carreira.

Profissionalismo

Você pode ter conhecimento elevado da área de atuação e facilidade de propor boas alternativas para a resolução de problemas. Por outro lado, isso não vai ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho se ignorar um fator muito relevante para as corporações: o profissionalismo.

Nunca leve os problemas de casa para o ambiente de trabalho e vice-versa. Você precisa manter o foco no que está envolvido na sua companhia. Do contrário, não vai atingir a performance que esperam de você.

Logicamente, as demandas de cunho pessoal exigem que você tenha de se afastar do emprego por alguns momentos. Porém, isso é uma exceção que deve ser comunicada devidamente aos gestores.

Respeitar as normas da corporação, tratar os colegas e os clientes com respeito e ter planejamento são ações que todo profissional precisa adotar no seu dia a dia. A honestidade e a ética também são valores que mostram profissionalismo.

Zelar pelo patrimônio da empresa e ter uma postura exemplar no mundo real e no virtual são medidas importantes para um funcionário construir uma boa imagem.  

Vontade de aprender

Chegar a um cargo de destaque em uma empresa está longe de significar que você já aprendeu tudo, não é mesmo? A acomodação é um dos maiores erros que um profissional pode cometer. O mundo corporativo exige o aprendizado constante e o foco em inovação.

Por isso, tenha como uma das suas principais características a vontade de aprender. Não tenha medo de tirar dúvidas ou de fazer as famosas perguntas que podem parecer simples demais para alguns.

Procure sempre ouvir os colegas de trabalho, inclusive os menos experientes. Todas as fontes de conhecimento devem ser aproveitadas ao máximo. Em um cenário de constantes mudanças, a capacidade de assimilar informações é imprescindível para estar atento às demandas do mercado.

O aprendizado constante não é um luxo, mas uma obrigação para qualquer funcionário, independentemente do cargo que ocupa.

Flexibilidade

Para quem sonha em se destacar no mercado de trabalho, é bom ser uma pessoa flexível. Achar que sempre está com a razão está longe de ser o caminho ideal para ser reconhecido em uma empresa.

Pelo contrário, a falta de flexibilidade pode mostrar arrogância e falta de preparo para compreender novas regras e as tendências de comportamento dos clientes. Esteja sempre preparado para conviver com a mudança, mesmo que não concorde com os procedimentos a serem adotados.

A flexibilidade também é vital para ser humilde e avaliar a necessidade de obter novos conhecimentos e habilidades. Se você considera que tem dificuldade de dominar determinada tecnologia, é sinal de que precisa buscar apoio para resolver esse problema.

Ser flexível vai contribuir para você conviver melhor com os seus familiares e colegas de trabalho. Pense que o mundo não gira ao seu redor e que você precisa sempre se adaptar às circunstâncias.

Liderança

Sem dúvida, é muito positivo ter conhecimento técnico e capacidade de se adequar a diferentes cenários. Para ser um profissional influente em uma companhia, uma boa opção é desenvolver a capacidade de liderança.

Você não precisa ter um cargo gerencial para ser um líder. Basta ter condições de convencer os colegas de trabalho de que as medidas a serem tomadas estão no rumo certo. Logicamente, isso não é uma tarefa simples, porque exige empatia, paciência, capacidade de ouvir o outro e excelente argumentação.

Um líder também necessita esbanjar confiança. Estar seguro do que está sendo executado é crucial para atingir as metas e convencer os demais membros da equipe de que o projeto será um sucesso.

As grandes mudanças em uma empresa somente alcançam os resultados previstos quando os líderes explicam corretamente para os empregados que as novas medidas são importantes para a sustentabilidade do negócio.

Trabalho em equipe

Você almeja ser um líder na sua organização? Se a resposta for sim, é melhor ter como prioridade o trabalho em equipe. Ninguém é capaz de conduzir um time de maneira adequada caso não saiba compartilhar informações e orientar os membros com clareza e objetividade.

Conviver com as diferenças individuais com tranquilidade é indispensável para trabalhar em equipe. Achar que todos vão se comportar e pensar como você é uma grande ingenuidade. Se você não souber lidar com essa situação jamais terá condições de exercer uma função de liderança.

Para ser um líder, é preciso que você tenha maturidade para lidar com as qualidades e as limitações dos seus colegas de trabalho. Assim, você vai ganhar respeito e terá mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Automotivação

Já pensou trabalhar sem nenhum objetivo para o futuro? Com certeza, é uma situação que ninguém deseja passar. Para fugir dessa ameaça, procure traçar ações a serem concretizadas em determinados períodos (mês, semestre, ano etc.).

Essa iniciativa vai fazer com que esteja sempre motivado a encarar novos desafios. Além disso, será importante para deixá-lo disposto a aprender mais sobre a carreira e a compreender a necessidade de buscar o aperfeiçoamento pessoal e profissional.

A automotivação é uma maneira de você estar mais conectado com o trabalho e as demais situações do seu cotidiano. Se não sentir prazer no que faz, você dificilmente terá bom desempenho. Um bom rendimento é vital para se destacar no mercado de trabalho.

Como alcançar os objetivos?

Adquirir diversas qualidades pessoais e profissionais é um fator relevante para pensar em como alcançar objetivos. Para ajudá-lo nessa missão vamos listar algumas ações para você atingir uma excelente performance na carreira. Fique atento!

Definição de objetivos

Em que situação pretende estar na sua empresa daqui a dois anos? É preciso saber aonde quer chegar para estabelecer objetivos. Se não houver vontade de concluir um projeto, não fará sentido estabelecer uma ação a ser feita.

Ter propósitos de âmbito pessoal e profissional contribuirá para montar um caminho a ser percorrido. Para essa iniciativa ser bem executada, o autoconhecimento é primordial. À medida que conhece o seu potencial, maiores são as possibilidades de ter objetivos relevantes para crescer na carreira.

Não adianta ter planos mirabolantes se não tem competência para executá-los. Nunca se esqueça do bom senso para definir as atividades a serem feitas para evoluir na profissão. 

Estabelecimento de metas

Você tem como principal objetivo para o próximo ano ser um profissional mais reconhecido no mundo corporativo. De que forma isso é viável? O primeiro passo é ter metas que vão ajudá-lo a se destacar no mercado de trabalho.

Imagine que você é um profissional de tecnologia da informação e poucos funcionários na sua empresa têm uma certificação em banco de dados. Analisando esse cenário, percebe que obter essa qualificação será um grande diferencial.

Nesse caso, vale a pena ter como meta fazer os cursos indicados e a prova para conseguir essa certificação. Com calma e atenção, você pode consultar profissionais experientes para elaborar um manual para definir metas e objetivos pessoais.

Essa postura é interessante para estipular o melhor caminho para o seu crescimento pessoal e profissional. Avaliar as suas capacitações e o cenário atual é uma medida inteligente para traçar as melhores metas para você ter uma posição de prestígio na carreira.

Foco em resultados

Nada melhor do que ter objetivos e metas bem definidos, não é mesmo? Infelizmente, isso não é suficiente para você se destacar no mercado de trabalho. Você pode ter diversas qualidades e competências, mas não vai chegar a lugar nenhum caso não tenha foco em resultados.

Na primeira dificuldade encontrada, você opta por desistir de um projeto. Jamais tenha essa postura na sua vida profissional. A persistência deve estar presente no seu dia a dia em todos os segmentos.

Além disso, tenha muita força de vontade de superar as próprias limitações. Somente os que têm foco em atingir as metas são capazes de enfrentar os desafios mais complexos. Vencer a si mesmo vai dar mais confiança e capacidade para você assumir novas responsabilidades.

As empresas estão valorizando, cada vez mais, os funcionários que estão focados em inovar e oferecer para os clientes serviços de alta qualidade.   

Montagem da estratégia

Traçar objetivos, definir metas e ter foco em resultados são fatores relevantes para se destacar no mercado de trabalho. Para esses aspectos contarem a seu favor, você não pode abrir mão de montar uma estratégia para evoluir em termos pessoais e profissionais.

Essa iniciativa consiste em pensar nas ações para cumprir as metas no tempo previsto e colocar em prática tudo o que planejou. Você pode ter as melhores ideias para crescer na carreira, mas isso apenas terá sentido quando unir bom senso com capacidade de iniciativa.

A estratégia envolve as atitudes necessárias para potencializar os pontos fortes e amenizar ou eliminar as fraquezas. Por exemplo, um engenheiro civil tem grande conhecimento técnico, porém não mostra segurança para apresentar as suas ideias por causa da timidez.

Nesse caso, ele deve pensar em como superar essa dificuldade. Por isso, um bom planejamento de carreira abrange também o autoconhecimento, pois as habilidades e as fraquezas devem ser consideradas durante a execução da estratégia.  

Dicas para alcançar o sucesso profissional

Você já recebeu muitas dicas de como se tornar um funcionário bem-sucedido, não é mesmo? Contudo, não custa nada apontar outros aspectos que podem ajudá-lo a atingir um patamar diferenciado na carreira. Para conhecê-los melhor, analise com carinho os tópicos a seguir.

Produtividade elevada

Fazer várias atividades ao mesmo tempo não é para qualquer um. Ao concluir muitas tarefas no prazo previsto e com qualidade, você vai provar para os gestores que trabalha de maneira bastante produtiva.

Para a produtividade estar em evidência na sua rotina, a recomendação é organizar as demandas de acordo com o nível de complexidade. Depois disso, estipule o tempo e os recursos necessários para concretizá-las.

Com muita aplicação e concentração, você pode ser bastante produtivo. Ou seja, capaz de finalizar os compromissos de maneira rápida, eficaz e competente. O funcionário que evita refazer as tarefas tem mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Capacitação continuada

A busca de conhecimento deve ser um hábito para qualquer profissional que almeja uma posição de prestígio em uma companhia. Com as profissões em constantes mudanças, um funcionário deve buscar sempre se atualizar para ter mais possibilidades de se adaptar a novos cenários.

Nunca é tarde para aprender algo mais. Por isso, não perca as oportunidades de fazer cursos de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado. Você também pode aproveitar as capacitações para ter mais conhecimento em tecnologia.

Estar em sintonia com os avanços tecnológicos e o comportamento do consumidor permite que um funcionário tenha boas ideias para a empresa melhorar o atendimento e conquistar o público. Lembre-se de que bem informado você ficará mais seguro para liderar uma equipe e acompanhar os resultados.

Domínio de um novo idioma

Se você quer estar por dentro das novidades do setor em que atua, é melhor se planejar e estudar muito para aprender um novo idioma. Ao dominar a língua inglesa, por exemplo, você terá acesso mais fácil a diversas publicações relacionadas com o mundo corporativo.

Conhecer as principais tendências do mercado antes dos rivais é uma vantagem que não pode ser desprezada. Por isso, tenha como um dos objetivos profissionais ter fluência em inglês, o idioma mais falado no planeta.

Você também pode optar por conhecer em profundidade os idiomas francês, alemão, italiano e japonês. Falar mais de um idioma cria um diferencial competitivo muito valorizado pelas grandes corporações.  

Caso pretenda trabalhar em uma empresa multinacional, é relevante dominar vários idiomas. Assim, você estará mais habilitado para interagir com profissionais de várias partes do mundo e contribuir para a organização obter um desempenho notável.

Networking

Como diz um velho ditado popular: ninguém chega a lugar algum sozinho. Esse aspecto faz com que a rede de contatos seja vital para você aumentar a empregabilidade e ter mais informações sobre as principais tendências da sua área de atuação.

Procure sempre participar de eventos e de capacitações relacionadas com a sua carreira. Também é indicado ter perfis nas redes sociais, como o Facebook e o LinkedIn. Nelas, você pode participar de grupos que apresentam debates interessantes sobre a sua carreira e oportunidades de emprego.

Ao praticar o networking com sabedoria, você terá mais chances de ser lembrado e de mostrar o seu potencial. Tornar-se uma referência no mercado é possível ao unir competência com bom relacionamento interpessoal.

Se você ficou atento às nossas dicas, com certeza está mais preparado para se destacar no mercado de trabalho. Ao ter capacidade de executar projetos estratégicos e alcançar bons resultados, um profissional mostra ser capaz de merecer reconhecimento pelos serviços prestados.

Para os que desejam ter uma performance acima da média, é melhor assinar a nossa newsletter agora mesmo. Afinal, o conhecimento nos ajuda a evoluir e a superar as nossas limitações!