. Saiba tudo sobre a mentoria sênior | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Saiba tudo sobre a mentoria sênior

Você já pensou em se tornar uma referência na sua área de atuação e obter reconhecimento na carreira, mas sente que falta um direcionamento para isso? Um mentor, ou profissional mais experiente, é a pessoa indicada para ajudar nesse processo. Essa é a proposta da mentoria sênior.

Muitos profissionais, de diversos segmentos, precisam de orientações para alavancar a carreira, seja porque estão em um momento de desmotivação, seja porque sentem que estão estagnados no mercado. O apoio e o acompanhamento de um mentor fazem toda a diferença nessa etapa da vida profissional.

Existem diferentes ações de mentoria e coaching que contribuem para melhorar a performance. Neste artigo, vamos tratar da mentoria sênior, um treinamento prático e individualizado, que ajuda a encontrar os caminhos para ter sucesso na carreira. Quer conhecer mais sobre o tema?

Conheça a mentoria sênior

A mentoria sênior é voltada para profissionais que não têm progresso na carreira, estão sem objetivos e sem motivação. Embora sejam pessoas capacitadas e tenham muito a oferecer ao mercado corporativo, encontram-se em uma fase em que não sabem que rumo dar à profissão.

Muitas vezes, a falta de perspectivas decorre da insegurança pessoal ou da resistência às mudanças. O mercado de trabalho está passando por um momento de transformação, novas competências são cada vez mais valorizadas, e alguns profissionais não conseguem acompanhar essa evolução.

Para essas pessoas, a mentoria sênior proporciona grande diferencial. Esse trabalho permite o desenvolvimento da autoconfiança por meio de algumas ações:

As ferramentas usadas pelo mentor ajudarão a identificar, dentro da área de atuação do profissional, os principais problemas e gargalos, e com isso elencar as melhores soluções para que ele se destaque e consiga atingir seus propósitos. 

O processo ajuda a identificar os pontos fortes e as questões que precisam ser trabalhadas internamente para alcançar as metas traçadas. Muitas vezes, o profissional sabe definir seus objetivos, mas não adota ações adequadas para atingi-los.

Em outros casos, a insegurança não permite que ele coloque em prática as ações necessárias para alcançar o sucesso. É a chamada síndrome do impostor

Todos esses aspectos são discutidos e trabalhados ao longo do processo de mentoria, em encontros individuais e também em sessões em grupo, que podem ser acompanhadas presencialmente ou por meio de uma plataforma virtual, para quem estiver em outras cidades.

Entenda como funciona a mentoria sênior

A mentoria é dividida em módulos curtos, com duração aproximada de duas a três horas cada um. Além disso, são realizadas consultas individuais com o mentorado a cada 15 dias, sempre no período noturno, para não comprometer as atividades profissionais.

São três sessões, mas há possibilidade de encontros mais rápidos para acompanhamento dos resultados. Também são realizados encontros em grupo, durante os quais o mentor explica os conteúdos e aplica as ferramentas necessárias para promover a evolução dos participantes.

Durante as reuniões presenciais, os profissionais têm a oportunidade de trocar informações, estabelecer suas próprias estratégias e esclarecer dúvidas com o mentor. Quem não consegue participar do encontro presencial tem a possibilidade de acompanhar na plataforma da mentoria tudo o que está sendo discutido.

A mentoria ajuda os participantes a identificarem suas metas e traçarem estratégias para atingi-las, além de contribuir para o aumento da autoestima e segurança.

Com isso, o profissional consegue se destacar em sua área de atuação ou mesmo encontrar novos caminhos para impulsionar sua carreira e seus negócios. O reconhecimento do mercado de trabalho leva, consequentemente, a melhor remuneração.

A mentoria sênior é um processo de descoberta e autoanálise, que busca identificar e valorizar as competências individuais. O mentorado passa por uma consultoria comportamental, tem apoio para definir propósitos, recebe orientações sobre finanças e também descobre métodos para aumentar sua produtividade.

No entanto, nem todo mundo está apto a participar desse processo. Há situações em que a pessoa não se enquadra no trabalho proposto e necessita de um acompanhamento diferente, para desenvolver outras habilidades ou para tratar quadros como ansiedade ou depressão.

Confira 6 vantagens da mentoria sênior

A mentoria sênior ajuda o profissional a se destacar em sua carreira, além de contribuir para seu crescimento pessoal.

1. Autoconhecimento

A oportunidade de analisar seus erros, acertos e propósitos promove mudanças que se refletem não apenas na esfera profissional, mas em todas as vivências do indivíduo.

2. Segurança

Conhecer melhor suas qualidades e competências contribui para elevar a confiança em todos os aspectos da vida. O foco da mentoria é direcionar a pessoa para seus objetivos. A segurança acerca de suas competências é uma peça-chave para atingir as metas.

3. Incremento das competências

A mentoria desenvolve habilidades e competências, estimulando o profissional a buscar a excelência em sua área de atuação. O direcionamento ajuda a atingir um patamar mais elevado na carreira e proporciona mais conhecimento.

4. Maior percepção

O processo de mentoria leva o mentorado a fazer uma profunda reflexão sobre suas vivências, promovendo maior percepção acerca de suas ambições e expectativas, e também sobre quais as soluções viáveis para atingir os objetivos.

5. Networking

Ao longo do processo de mentoria sênior, é possível ter contato com outros profissionais que vivem diferentes momentos da carreira, promovendo a troca de experiências e enriquecendo as vivências pessoais.

6. Novas perspectivas

O contato com outros profissionais e a experiência do mentor no mercado de trabalho levam o mentorado a enxergar novas perspectivas para sua atuação e sua evolução. Isso é determinante para os novos rumos da carreira.

Um novo olhar sobre os problemas abre portas para oportunidades diferentes, como outros trabalhos, desenvolvimento de novas competências ou mesmo a decisão de empreender.

Participar da mentoria sênior é um passo muito importante para pessoas que desejam desenvolver habilidades e competências, e que precisam desse estímulo e direcionamento. O processo contribui para o crescimento profissional e orienta sobre quais os melhores e mais eficientes meios de concretizar os planos.

Quer conhecer mais sobre os benefícios e o processo de mentoria? Siga as nossas redes sociais (Facebook, LinkedIn, Instagram, Youtube) para receber mais conteúdos como este.