. Quem tem medo de dar feedback, perde a oportunidade de desenvolver sua equipe | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Quem tem medo de dar feedback, perde a oportunidade de desenvolver sua equipe

Como já dizia o ídolo Ayrton Senna, o feedback é o café da manhã dos campeões. Esta é uma ferramenta que consiste no retorno a respeito de algo que estamos fazendo, uma opinião construtiva que visa levar o indivíduo a melhorar ou fortalecer sua caminhada. Em geral, o feedback é dado por alguém que tem mais autoridade no assunto, como um líder, amigo ou os próprios pais. Todas as pessoas crescem recebendo feedback, mesmo que não tenham percebido isso. E, ao longo de vida, quem soube absorver essas orientações acabou se desenvolvendo mais, atingindo patamares mais elevados.

No contexto corporativo, quem ocupa posições de  liderança precisa dar feedbacks a seus colaboradores. Porém, o normal é que os gestores tenham dificuldade de fazer isso, pois se sentem desconfortáveis e temem criar desarmonia, piorar sua imagem perante à equipe, perder o prestígio e até desmotivar os outros. Este sentimento é bem compreensível, mas o âmbito corporativo exige que os líderes sejam profissionais, e não bonzinhos. Deixar de dar um feedback significa perder a oportunidade de levar a equipe a aprimorar suas habilidades e desenvolver seu autoconhecimento, deixando brechas de comunicação entre líder e liderado.

O liderados precisam de um norte para saber como proceder em sua jornada profissional. O ideal é que a cultura de feedback seja praticada desde o início da caminhada profissional do indivíduo, de maneira constante e não como um evento extraordinário ou raro. Quanto mais feedbacks se dá, menor o índice de rotatividade na empresa. Muitas vezes, uma pessoa não vem apresentando o que empresa espera e acaba sendo demitida por isso. Isso acontece por falta de feedback e de conversa do líder com suas equipes.

Dar feedback é uma tarefa que deve ser feita de maneira humana e técnica ao mesmo tempo. São necessárias as seguintes competências do líder:

Um tipo de feedback muito usado é chamado feedback sanduíche, em que o líder começa falando dos pontos fortes da pessoa, em seguida fala do que precisa ser melhorado e finaliza com um reforço positivo, demonstrando confiança na evolução e comprometimento do liderado. Veja abaixo o passo a passo:

Lembre-se sempre de validar todo o combinado com o liderado, para que haja um acordo verdadeiro e poderoso, que realmente gere melhoria.

Quer aprender como dar melhores feedbacks a seus funcionários? Faça o Workshop Líder Coach e desenvolva suas habilidades como líder de excelência.