. Quais são as técnicas e metodologia utilizadas no Coaching? | Marcos Tito
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Quais são as técnicas e metodologia utilizadas no Coaching?

É válido compreender as técnicas e metodologia utilizadas no coaching? Com certeza, é interessante aprofundar o conhecimento sobre esse assunto. Isso porque propicia obter resultados mais rápidos em termos profissionais e pessoais, por meio da identificação dos melhores planos de ação para alcançar as metas.

O coaching consiste em um processo científico, pragmático e objetivo que é permeado por diversas técnicas, ferramentas e ciências humanas.

Neste post, vamos explicar as técnicas de coaching, o funcionamento da metodologia aplicada nas sessões e os benefícios dessa prática. Confira!

Entenda as técnicas de coaching

O principal objetivo do coaching é promover o autoconhecimento, permitindo que o indivíduo ou empresa tenha percepção sobre os pontos a serem melhorados.

Para isso, são utilizadas técnicas que geram reflexão e incentivam o cliente a sair de sua zona de conforto de maneira natural, caminhando em direção aos objetivos e sonhos estipulados.

O coaching defende que todas as respostas e soluções estão intrínsecas na bagagem adquirida pelas pessoas, por meio da experiência e do conhecimento acumulados ao longo dos anos.

A metodologia trabalha de modo a incentivar o cliente a encontrar essas respostas dentro de si mesmo e estabelecer tarefas que precisam ser realizadas para chegar a um estado desejado.

As técnicas de coaching conduzem o indivíduo a avaliar seu estado atual, identificando o nível de satisfação com a realidade presente e instigando-o a enxergar as mudanças mais importantes.

Inegavelmente, o coaching pode gerar resultados expressivos, desde que sejam aplicadas algumas técnicas. Com a intenção de ajudá-lo a utilizá-las corretamente, vamos abordá-las a seguir. Confira!

Aprofundar os questionamentos

Um coaching deve extrair o máximo possível de informações dos clientes. Uma maneira de fazer isso é utilizando a pergunta: e o que mais? Essa iniciativa deve ser feita em coachees que apresentam respostas com um conteúdo limitado e impreciso.

À medida que um cliente passa a ser mais claro e detalhista, mais fácil fica para o coaching indicar os caminhos necessários para chegar ao sucesso. Por isso, é necessário ter uma comunicação simples, direta e eficiente.

Despertar as emoções

Por mais racional que seja uma pessoa, ela convive com diversos tipos de emoções e precisa administrá-las. Com a intenção de fortalecer a autoestima do indivíduo, é aplicada a técnica de ancoragem, que explora a neurolinguística e faz com que o coachee esteja mais envolvido com os pensamentos positivos.

Uma maneira de colocá-la em prática é solicitar para o cliente que descreva uma situação que traz boas recordações. Essa iniciativa é importante para deixá-lo mais calmo e contente.

Além disso, vai torná-lo mais aberto ao diálogo e mais disposto a ancorar bons momentos por meio de gestos, como um toque no braço ou um estalo de dedos. Assim, ele terá um recurso para recordar memórias boas e estar mais forte emocionalmente.

Investir no patrocínio positivo

A força do pensamento jamais pode ser ignorada. Por isso, um coaching pode usar a técnica do patrocínio positivo para o cliente ter uma visão mais favorável sobre aonde pretende chegar futuramente.

Esse recurso tem como objetivo destacar para o coachee que ele está concluindo as tarefas corretamente e merece ser recompensando por isso.

Há várias alternativas para motivar ainda mais o cliente, como um simples elogio e o encaminhamento de materiais extras relativos à capacitação.

Ao mostrar com sinceridade que está havendo um progresso na postura do indivíduo, o coaching aumenta bastante as chances de motivá-lo e de engajá-lo.

Trabalhar com o ensaio mental

Os mais tímidos apresentam, em geral, dificuldades de se comunicarem de forma assertiva. Pensando nisso, é adotada a técnica do ensaio mental em que um cliente visualiza na mente um filme da situação atual, projetando o que pode fazer para mudá-la de forma positiva.

Em seguida, pode ser feita uma nova lembrança do cenário analisado, mas os defeitos são superados para os resultados atingirem a meta.

É importante questionar o cliente sobre como ele ficou satisfeito ao cumprir o objetivo. Isso vai ajudá-lo a ter mais comprometimento ao promover as mudanças necessárias para o crescimento profissional e pessoal.

Analise a metodologia do coaching

A metodologia do coaching é baseada em um conceito chamado Andragogia, um processo de ensino que consiste na orientação e educação para adultos. Trata-se de uma ideia que se contrapõe à pedagogia, que se refere à educação infantil, e defende um processo de educação continuada.

O processo de coaching considera que o adulto carrega uma gama de experiências, vivências, crenças e valores que foram construídos ao longo de vários anos.

Para que o alcance de seus objetivos seja concreto, é necessário mudar alguns hábitos, comportamentos e atitudes, adquirindo novas posturas e formas de fazer acontecer. Por isso, pode-se dizer que o coaching conduz uma desconstrução seguida pela reconstrução.

Esse trabalho segue uma metodologia em que as sessões são divididas em partes que serão apresentadas a seguir. Acompanhe!

Iniciar a conexão

Chamada de conexão: rapport e acompanhamento, essa fase marca o começo do coaching. Nela, o profissional explica a importância do trabalho e faz perguntas para criar uma maior proximidade com o cliente.

Podem ser feitos questionamentos relativos aos motivos que o fizeram pedir ajuda e aos resultados que planeja obter futuramente.

Estabelecer uma proposta

Depois das informações preliminares, o coaching adota o Shazan, recurso que prioriza fazer perguntas mais elaboradas para compreender melhor os clientes.

Os questionamentos podem pedir informações sobre momentos agradáveis ou ruins que marcaram a trajetória do coachee.

O objetivo é identificar o que o cliente procura, ajudando o coaching a orientá-lo sobre como alcançar as metas.

Desenvolver a sessão

Após o conhecimento detalhado sobre o comportamento e as prioridades do coachee, o profissional começa a adotar as técnicas consideradas necessárias para os resultados serem positivos.

É um momento em que o profissional precisa ter muito foco e sensibilidade, porque o cliente tem urgência de progredir na carreira e de conviver melhor com as pessoas do círculo social.

Verificar o aprendizado

Antes de encerrar uma sessão, é recomendado fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico.

Um coaching pode pedir para os clientes elaborarem questionamentos sobre os pontos positivos do trabalho desenvolvido e os benefícios que a sessão vai proporcionar em curto, médio e longo prazos.

Priorizar a recapitulação, as tarefas e a desconexão

Na última fase de uma sessão, deve ser feita a recapitulação para o coachee compreender melhor os tópicos apresentados.

Além disso, o cliente é orientado a estabelecer as tarefas a serem feitas nos próximos dias, o que proporciona mais segurança e organização ao executar as atividades previstas.

Veja os benefícios das técnicas e metodologia utilizadas no coaching

Conhecer as vantagens proporcionadas pelo coaching é uma excelente forma de motivar as pessoas a investirem nesse processo de maneira correta e eficiente. Por isso, é crucial acompanhar os benefícios mais relevantes!

Ter um plano de ação

Imagine que um advogado tem como meta fazer uma pós-graduação em Direito Previdenciário no próximo ano. Por outro lado, não fez um planejamento para conciliar essa capacitação com as demais atividades da rotina.

Para não cometer esse erro, deve elaborar um plano de ação. Nele, é interessante ter uma lista dos objetivos para os próximos anos e as iniciativas necessárias para concretizá-los.

Apresentar maior controle emocional

Administrar as emoções é um aspecto bastante valorizado atualmente. Evitar ao máximo que os problemas pessoais ou profissionais afetem o desempenho é uma missão bastante complicada.

Porém, a ajuda de um coaching pode fazer com que essa ação seja perfeitamente possível de ser efetivada.

Acreditar na capacidade de mudança

O avanço tecnológico, a nova postura dos consumidores e o elevado nível da concorrência fazem com que muitos profissionais tenham que se adaptar rapidamente às novas tendências do mercado.

Ao contar com uma orientação qualificada, o cliente terá subsídios para estar mais engajado com as metas da empresa e pensar em alternativas para se integrar ao novo cenário da organização.

Assumir novas responsabilidades

O coaching estabelece ações que devem ser realizadas pelo cliente em um determinado prazo, garantindo a otimização de sua performance e o alcance dos resultados em um curto espaço de tempo.

Como essa metodologia, proporciona uma investigação interior que leva à conscientização. Assim, o coaching faz com que o indivíduo assuma responsabilidade sobre sua própria vida.

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