. O que é coaching estratégico? Descubra! | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

O que é coaching estratégico? Descubra!

De que forma é possível fazer com que a equipe esteja bastante alinhada com os objetivos organizacionais? Uma boa resposta é desenvolver as competências profissionais e pessoais dos colaboradores, já que as empresas precisam de funcionários mais engajados e motivados para baterem as metas. E para que  isso aconteça, é fundamental entender o que é coaching estratégico.

Esse método se caracteriza pela análise da estratégia de uma companhia, envolvendo diversas circunstâncias, como a comunicação entre os funcionários, as modificações no quadro de gestores e os conflitos entre empregados de diferentes faixas etárias.

Neste post, vamos destacar uma definição sobre essa modalidade de coaching, a forma de aplicá-la e os benefícios proporcionados. Confira!   

Saiba o que é coaching estratégico

O coaching estratégico consiste em uma metodologia que procura ampliar a visão dos funcionários sobre os Stakeholders, trabalhando o capital humano e a qualidade de vida. À medida que os empregados assimilam como a organização deseja atuar, maiores são as possibilidades de sucesso.

Nesse tipo de coaching, os participantes são levados a avaliar o contexto atual, tendo como parâmetro a estratégia da companhia. Não adianta trabalhar as competências profissionais e pessoais, se não houver um alinhamento da postura profissional com as expectativas da empresa.   

Se os executivos não trabalharem fatores importantes, tais como flexibilidade, equilíbrio emocional e capacidade de ouvir o outro, terão muitas dificuldades de exercerem a liderança de forma plena. Esse aspecto faz com que o coaching seja um processo cada vez mais valorizado no mundo corporativo.

O ideal é que essa metodologia não envolva apenas os gestores atuais, mas também aqueles que já mostram condições de exercer funções gerenciais no futuro. Isso porque as empresas necessitam de colaboradores capazes de visualizar a estratégia e de adotarem os procedimentos mais adequados para colocá-la em prática.

Veja como aplicar esse método na prática

Para entender devidamente o que é coaching estratégico, é válido saber como essa metodologia funciona. Ela pode ser dividida em duas grandes etapas. Na primeira, é feito um diagnóstico que pode durar até 3 meses. É uma fase bastante intensa, porque o coach procura coletar dados junto aos clientes para entender como a empresa atua perante o mercado e os colaboradores.

Para obter as informações necessárias, são feitas entrevistas com funcionários indicados pela a companhia. Além disso, o coach faz a leitura de documentos internos relacionados com pesquisas de satisfação de clientes, produtos desenvolvidos, relatórios de finanças e balanço de atividades realizadas.

Após a finalização do diagnóstico, é elaborado um plano de ação. Essa iniciativa exerce um papel fundamental no processo, porque serve de referência para a estratégia ser devidamente implantada.

Também é importante que o coach faça um acompanhamento das atividades, analisando o que foi realizado durante um período (mês, bimestre etc.). Dessa forma, ele verifica se a empresa está atingindo as metas e trabalhando corretamente com os indicadores de desempenho criados.

A recomendação é que o profissional participe de reuniões mensais com a equipe responsável pelo planejamento estratégico. Essa medida é uma forma de avaliar o que está sendo feito e propor soluções para o que necessita ser aperfeiçoado.

A duração dessa metodologia de coaching depende muito da organização. O ideal é que essa iniciativa seja realizada até o cliente ter total segurança de que pode caminhar sozinho na adoção da estratégia.

Fique atento às vantagens

Uma forma de compreender o que é coaching estratégico consiste no conhecimento dos benefícios proporcionados. No caso das lideranças, essa iniciativa abrange vantagens muito importantes.

Uma delas engloba a capacidade de comunicação, pois um líder deve se expressar com clareza e objetividade. Assim, os colaboradores entendem o que deve ser feito para as metas serem concretizadas no prazo estipulado.

Outro benefício envolve a empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro). Um gestor deve compreender os fatores que levam um funcionário a ter um determinado desempenho. Dessa maneira, poderá orientá-lo de forma adequada, o que vai ajudar o colaborador a superar as dificuldades enfrentadas.

Com o coaching, um líder também se mostra mais qualificado para motivar a equipe. Isso porque ele vai ter noções de como fazer com que os colaboradores estejam mais envolvidos com os objetivos da organização. Ao mostrar que todos vão sair ganhando com resultados mais expressivos, os gestores têm mais possibilidades de convencer os empregados de que a companhia está o caminho certo.

Ao assimilar o que é coaching estratégico, os líderes estão mais aptos a definirem as metas para a equipe. Um gestor deve criar parâmetros de desempenho viáveis de serem alcançados pelos colaboradores e positivos para o crescimento do negócio. Do contrário, a concorrência terá mais chances de conquistar o público-alvo.

Funcionários

Essa metodologia também proporciona benefícios relevantes para os empregados. Um deles é ter uma mentalidade mais voltada para a mudança, ou seja, compreender que as modificações nos procedimentos são necessárias para o aperfeiçoamento dos serviços. Essa postura reduz bastante a resistência a novas ações, fazendo com que a companhia seja mais dinâmica a atenta às tendências do mercado.

O coaching faz com que os colaboradores desenvolvam a capacidade de trabalhar em equipe, de acordo com a estratégia elaborada. À medida que os funcionários entendem o papel deles em um projeto, maiores são as probabilidades de a iniciativa atingir os resultados previstos.

Os empregados ainda desenvolvem um fator primordial para alcançar uma performance mais expressiva: o autoconhecimento. Ao constatar as próprias limitações, um funcionário será capaz de trabalhar as competências necessárias para vencer as adversidades e contribuir para o sucesso da instituição.

Por isso, é recomendando investir em bons profissionais que saibam aplicar o coaching e que ajudem as companhias a elaborarem o planejamento estratégico,  orientando os funcionários a identificarem os pontos fracos e a corrigi-los.

Se uma empresa não entender o que é coaching estratégico, terá muitas dificuldades de conseguir uma posição de destaque no mercado. Um dos motivos é que não vai adotar os melhores métodos para engajar e motivar a equipe.

Está interessado em atingir uma performance de alto nível no campo pessoal e no profissional? Então a dica é assinar a nossa newsletter agora mesmo! Afinal, o conhecimento nos ajuda a passar por cima de qualquer barreira!