. Marketing pessoal: saiba como promover seu trabalho | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Marketing pessoal: saiba como promover seu trabalho

É muito bom entregar os trabalhos no prazo combinado, proporcionar bons resultados para a empresa e ajudar os colegas a resolver as demandas de maneira adequada. Com certeza, são fatores importantes para ser um profissional de sucesso. Contudo, essas características apenas serão notadas por todos, caso faça o marketing pessoal corretamente.

Essa ação é fundamental para adotar estratégias que colaborem para a criação de uma imagem positiva das suas ações junto aos gestores, demais funcionários da companhia e clientes. Se você não valorizar as suas atividades, terá um sério risco de não atingir um patamar de excelência na carreira.

Pensando nisso, mostraremos, neste post, iniciativas fundamentais para potencializar os resultados positivos alcançados e conquistar a confiança de todos. Confira!

Seja natural

Procure ser o mais autêntico possível. Isso não significa ser grosseiro e estúpido com as pessoas ao redor. Pelo contrário, a cordialidade sempre é uma forma de cativar os colegas de trabalho e os consumidores. O ideal é conviver com todos de maneira harmônica e ter um relacionamento mais próximo com os que têm afinidade.

Ter contato com os gestores apenas para aproveitar as chances de conseguir uma promoção é uma atitude cada vez mais desprezada no mundo corporativo. Por isso, evite ao máximo criar um personagem que não condiz com a sua maneira de agir e de pensar.

O importante é respeitar as pessoas, apresentar bom humor e estar aberto ao diálogo com naturalidade. Se você adotar essa postura, vai ganhar pontos importantes com todos na empresa. Cativar os demais colaboradores é imprescindível para o marketing pessoal ser devidamente executado.

Preste atenção na sua postura corporal

Quem nunca ouviu falar na antiga expressão “o corpo fala”? Em qualquer ambiente, isso tem um alto significado para as pessoas. Não adianta você dizer para um colega de trabalho que está tudo bem, quando a sua fisionomia mostra nervosismo e irritação. Procure andar em posição ereta e olhar para as pessoas que estão ao seu redor. Assim, você mostra que está presente no local com disposição para trabalhar.

Já pensou que desagradável seria o chefe chegar à sua sala e encontrá-lo sentado na cadeira de forma inadequada? O simples fato de estar acomodado de forma correta já mostra seriedade e comprometimento com a empresa.

Também evite ficar de braços cruzados ou colocar a mão no bolso ao conversar com um colega de trabalho. Esse comportamento denota falta de interesse em interagir e ouvir o que a outra pessoa está dizendo. Sem dúvida, a postura corporal é algo bastante observado pelos gestores para avaliar como os funcionários estão envolvidos com o dia a dia da organização.

Mostre iniciativa

Uma boa tática para desenvolver o marketing pessoal é demonstrar interesse em contribuir para a companhia melhorar os serviços. Ou seja, ter capacidade de apresentar novos projetos e de colocá-los em prática. É interessante ter boas ideias e condições de viabilizá-las, pois os resultados são a melhor prova de que você está ajudando a empresa a ser mais eficiente e rentável.

Também é relevante ter condições de resolver problemas com calma e rapidez. As empresas desejam colaboradores capazes de cumprir as demandas complexas e de manter o índice de satisfação dos clientes em um elevado patamar.

Inegavelmente, ter iniciativa e desenvolver um bom trabalho é um caminho adequado para consolidar uma posição de prestígio no mercado. Além disso, aumenta as chances de ser bem avaliado pelos gestores e os demais colegas da empresa.

Ouça com atenção

A correria do cotidiano e a falta de paciência são responsáveis por um equívoco cometido por muitas pessoas: a dificuldade de ouvir. Se você deseja ter sucesso com o marketing de pessoal, escute o que os outros têm a dizer com calma. Ao ignorar a fala de alguém, você está sendo arrogante, o que é bem desagradável.

Por outro lado, você conquista uma pessoa ao valorizar o que ela tem a dizer. Caso não possa conversar com um colega de trabalho no momento, agende um horário para resolver uma eventual pendência. Esse comportamento é bem melhor do que fingir que está prestando atenção, pois demonstra preocupação com o que o outro pretende comunicar.

Procure se atualizar

O avanço tecnológico, o alto nível de exigência dos consumidores e a concorrência acirrada obrigam as empresas a buscar alternativas para ter serviços cada vez melhores. Essa tendência faz com que os funcionários priorizem a aquisição de conhecimento para serem capazes de atender às novas demandas.

À medida que um colaborador se mostra qualificado para suprir as expectativas, mais respeito, credibilidade e admiração conquista no mundo corporativo. Estar bem informado é uma ótima iniciativa para propor novos projetos e encontrar soluções que ajudem a companhia a superar os desafios.

Com o foco na melhoria contínua, você também afasta para bem longe o risco de ficar acomodado. No âmbito pessoal e no profissional, é preciso estar motivado para evoluir e adaptar-se às mudanças. Do contrário, a apatia vai tomar conta e fazer com que você não saia do lugar.

Valorize o autoconhecimento para promover o marketing pessoal

Qual o meu potencial para crescer? A resposta deve ser sincera, porque vai guiá-lo em todos os segmentos da sua vida. Não adianta elaborar projetos maravilhosos, caso não tenha condições de concretizá-los. Para evitar esse erro, nada melhor do que exercer o autoconhecimento.

Procure sempre analisar o que é viável fazer no momento, considerando as suas fraquezas e os pontos fortes. Se você propõe ações e realiza-as com excelência, trilhará o caminho do sucesso. Ter ciência dos próprios limites também contribui para a adoção de atividades, como o coaching, para vencer gargalos que impedem a sua evolução.

É fácil notar que o marketing pessoal deve fazer parte da sua vida de maneira constante. Valorizar as ações bem executadas e aprender com os erros são medidas cruciais para ganhar a confiança de todos à sua volta. A humildade e a determinação são muito importantes para o aperfeiçoamento e a obtenção de resultados mais expressivos.

Se você quer boas dicas para evoluir no campo pessoal e no profissional, curta a nossa página no Facebook. Afinal, o conhecimento nos ajuda a vencer qualquer desafio!