. Liberte-se do autoengano: acabe de vez com as mentiras que você conta para si mesmo | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Liberte-se do autoengano: acabe de vez com as mentiras que você conta para si mesmo

Você engana a si mesmo? A palavra autoengano remete ao hábito de mentir para si mesmo e evitar encarar a realidade. No entanto, esse não é um processo consciente e sim uma tentativa de mascarar e adaptar os fatos às crenças existentes. Isso acontece por diversas razões e pode impactar a vida das pessoas sob diferentes aspectos.

A distinção entre a mentira convencional e o autoengano é que, na primeira, a pessoa escolhe contar aquela inverdade. Já na segunda situação, a falsa realidade é apresentada sem que o indivíduo se dê conta de que está fazendo isso.

Os casos vão desde a necessidade se supervalorizar uma situação até contar uma história para realmente se convencer dela. Se você quer saber mais sobre esse assunto, fique conosco!

O que é autoengano?

É uma atitude que visa a autodefesa, ou seja, que tenta proteger o indivíduo de alguma sensação desagradável e, para isso, faz com que ele se desvie para não ter que lidar com a verdade. 

É relativamente comum que as pessoas identifiquem uma certa diferença entre aquilo que elas pensam ser e o que querem ser. Quando isso acontece, a realidade é mentalmente recriada com o objetivo de mascarar aquilo que elas não desejam resolver.

Um exemplo são os jovens que são estimulados a seguir uma carreira porque seus familiares sempre trabalharam com isso. Mesmo que esses indivíduos não tenham vocação para essa determinada carreira, podem vir a segui-la para não ter de confrontar os pais.

Dessa forma, passam a adotar um comportamento que reforce a sua escolha, como desvalorizar outras profissões ou acreditar que a sua seja elitizada. Tudo isso é criado para não ter que encarar o fato de que ele gostaria de seguir outro caminho.

Entre as coisas mais comuns sobre as quais as pessoas se enganam estão:

Com base nisso, as pessoas podem acabar entrando em um ciclo de autoengano para evitar certas sensações que para elas são desagradáveis. Mentir para si mesmo se torna uma armadilha quando é preciso mudar algo na própria vida, reconhecer a autoimagem, identificar desejos e expressar sentimentos profundos.

Como o autoengano impacta a vida das pessoas?

Com tudo o que vimos até aqui, não é difícil entender que o autoengano tem um impacto bastante prejudicial para a vida das pessoas. Entre outros aspectos, o hábito de não encarar a realidade e ainda mascará-la com uma ilusão pode:

Em qualquer uma dessas situações, o risco está em considerar uma versão distorcida do que realmente acontece, mentindo para si mesmo. Para evitar esse comportamento, é importante investir tempo e energia em alguns procedimentos. Confira!

Quais as formas de combater o hábito de enganar a si mesmo?

Analise constantemente a sua forma de pensar

Analisar com frequência a forma como você pensa pode ser um ótimo meio para reconhecer padrões autodestrutivos ou mesmo autossabotagens, como as crenças que limitam o seu potencial.

A forma como um indivíduo encara a sua vida e os acontecimentos pelos quais é acometido chama-se mindset. Esse conjunto de pensamentos pode ser positivo e, portanto, benéfico ou negativo e prejudicial. Por isso, só é possível mudar a mentalidade (e parar de mentir para si mesmo) ao encarar os fatos como são, deixando de fantasiar sobre eles.

Defina um propósito para a sua vida

É essencial entender a realidade como ela é. No entanto, também é preciso estabelecer uma visão de futuro, com objetivos e metas. Só que isso só é possível (e prazeroso) quando está alinhado com o propósito de vida.

Embora pareça clichê, o propósito de vida é aquilo que move uma pessoa, que mexe profundamente com a sua energia, que a faz saltar da cama pela manhã e encarar um novo dia com entusiasmo.

É a forma como se pretende mudar o mundo, independente de profissão, crenças ou condição financeira. Portanto, para assumir responsabilidade pela vida desejada e interromper o autoengano é preciso entender e aceitar o propósito de vida.

Amplie a sua visão sobre o mundo e as coisas

O ciclo costuma ser ainda mais vicioso quando se frequenta sempre os mesmos lugares e convive com as mesmas pessoas. Por isso, é preciso se permitir ir além e descobrir novas experiências. Ao perceber a diversidade existente no mundo fica mais fácil aceitar e perdoar as próprias imperfeições. Assim, negar as próprias falhas simplesmente perde todo o sentido.

Faça escolhas conscientes

Mentir para si mesmo nem sempre é uma escolha. No entanto, existe uma forma de retomar lentamente a sua autoconsciência e fazer escolhas a partir dela:

Identifique os seus mecanismos de defesa

Existe um momento específico, uma reação corporal, uma palavra, uma atitude capaz de desencadear os seus instintos mais profundos de autodefesa. Esse momento se chama “gatilho”. Você desenvolve um gatilho mental que avisa o seu cérebro quando uma situação embaraçosa está prestes a acontecer.

Quando esse gatilho passa a ser acionado mais rápido do que você pode controlar é hora de tentar identificar seus mecanismos de defesa e, pouco a pouco, tentar retomar o domínio sobre eles.

Busque a ajuda de um profissional

Nada mais justo do que poder contar com a ajuda de alguém que consegue olhar de fora a situação que você está vivendo e orientar os seus pensamentos para que suas atitudes fiquem mais claras para você mesmo. 

Isso é possível com o apoio de diferentes profissionais, desde terapeutas até a ajuda e orientação de um coach. Por isso, não subestime sua capacidade de enganar a si mesmo tentando inventar desculpas para não resolver as pequenas ilusões que o seu cérebro cria sobre a sua realidade. Busque ajuda.

O autoengano não é nenhuma condição pela qual seja necessário sentir vergonha, apesar de ser prejudicial para o alcance dos seus objetivos. Portanto, identificar as atitudes que reforçam esse comportamento é o primeiro passo para romper com esse ciclo.

Se você curtiu saber um pouco mais sobre autoengano e quer ficar por dentro de outros conteúdos como este, acompanhe a nossa página do Facebook e ative as notificações para receber todas as novidades!