. Conduta ética no ambiente de trabalho | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Conduta ética no ambiente de trabalho

© Depositphotos.com / pressmaster A conduta ética são atitudes que trazem ao ambiente bons e efetivos relacionamentos dentro da empresa.

A ética está associada às atitudes, hábitos e comportamentos considerados corretos para a boa convivência em sociedade. Trata-se de tudo aquilo que faz com que as pessoas sejam seres humanos direitos e cidadãos justos. O filósofo e educados Mario Sergio Cortella define que a ética é o “conjunto de valores e princípios que você e eu usamos para decidir as três grandes questões das nossas vidas: Quero? Devo? Posso? Isso é Ética. Quais são os princípios? Tem coisas que eu Quero, mas não Devo. Tem coisas que eu Devo, mas não Posso. E tem coisas que eu Posso, mas não Quero”.

A conduta ética, portanto, é um conjunto de atitudes que condizem com a moral e a política da boa vizinhança, que foram estabelecidos para que hajam bons e efetivos relacionamentos sociais — onde é respeitado o espaço, a cultura, os hábitos, o tempo e direitos do outro como cidadão, sem que haja invasão ou desrespeito da pessoa em si.

Ética e carreira

Uma vez que a ética é um conglomerado de valores e princípios que conduzem a disciplina moral, as atitudes e os costumes, a Ética Profissional consiste nos deveres e normas de conduta direcionadas às atividades no trabalho — servindo tanto para os relacionamentos internos da corporação quanto no trato com clientes e fornecedores.

Algumas instituições possuem seus próprios Códigos de Conduta, um documento responsável por definir os preceitos que direcionam o comportamento que é esperado dos colaboradores e a excelência no trabalho.

Com isso, podemos ver que não basta ter desenvolvimento intelectual e boa qualificação para atingir um nível favorável de credibilidade profissional: é necessário que a conduta ética esteja de acordo com os padrões e valores da organização e da sociedade. A adoção de uma postura ética é capaz de fazer com que o profissional conquiste respeito e admiração no ambiente de trabalho.

Ética Profissional na prática

No dia a dia empresarial, a Ética Profissional pode ser observada por comportamentos e atitudes que demonstram um ótimo nível de clareza, além de honestidade, comprometimento com as metas e deveres, respeito ao ser humano, confiabilidade, lealdade e sinceridade em suas ações.

É esperado hoje de um profissional demonstre perfis de responsabilidade e integridade, humildade, comprometimento e postura que transmita confiança, honestidade e transparência em suas ações, decisões e opiniões.

Vale lembrar que o processo de Coaching é capaz de mudar comportamentos, hábitos, crenças e valores de uma pessoa. Para isso, é preciso que o indivíduo mergulhe intensamente em seu “eu” interior e desenvolva uma visão de futuro clara, com uma missão, propósito e objetivos de vida.