. Como controlar a ansiedade no trabalho? | Marcos Tito
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Como controlar a ansiedade no trabalho?

Excesso de trabalho, prazos apertados, pressão por resultados e outras questões comuns no ambiente corporativo podem resultar em estresse e insatisfação. Fique atento se estiver passando por isso. A ansiedade no trabalho causa perda de produtividade, desmotivação e até doenças de fundo emocional. 

Quando a ansiedade se instala, geralmente, o problema não fica restrito somente ao ambiente de trabalho. Muitas vezes, o profissional leva as dificuldades para sua vida pessoal e, mesmo quando está fora do escritório, tem a sensação de que algo não vai bem.

Tomar uma decisão simples, muitas vezes, gera mais ansiedade. Você sabe o que fazer para impedir que a ansiedade no trabalho se transforme em uma bola de neve e afete sua vida pessoal e a convivência familiar?

Continue lendo nosso artigo para entender por que isso acontece e saber como enfrentar o problema.

Fique atento aos sinais de que algo não vai bem

Você sabe o que é ansiedade? O transtorno, segundo a psicologia, caracteriza-se por uma sensação de medo, tensão ou desconforto, provocada pela antecipação de alguma situação desconhecida ou de perigo.

No ambiente de trabalho, a ansiedade surge quando o profissional teme não conseguir atender às exigências da empresa. Prazos impossíveis de serem cumpridos, excesso de tarefas e pressão por resultados costumam ser as principais causas da ansiedade.

A situação é mais intensa quando o profissional sente que, em função das exigências profissionais, não está dando a atenção necessária para sua família. Crianças pequenas que requerem maior presença dos pais, familiares idosos que demandam atenção e cuidados, ou mesmo um relacionamento amoroso que está recebendo pouca atenção aumentam a sensação de impotência e de culpa.

Outros problemas também intensificam a sensação negativa vivenciada pelo profissional. Os chamados ambientes tóxicos, o desrespeito (tanto por parte de colegas quanto pelo empregador) e a falta de liberdade para conversar sobre os problemas potencializam a angústia e tendem a acentuar os sintomas da ansiedade.

Como reflexo disso, vários sintomas surgem e comprometem ainda mais sua vida pessoal. Dependendo da pessoa, a ansiedade no trabalho se reflete em outros comportamentos prejudiciais, como insônia, perda de apetite, frustração ou compulsão. Não é incomum que a pessoa afetada perca a habilidade para solucionar problemas ou tomar decisões.

Se o seu trabalho está prejudicando sua qualidade de vida, é importante reavaliar sua carreira e o perfil da empresa para a qual trabalha. É possível que essa situação comprometa sua performance e, com o passar do tempo, acabe atrapalhando seu crescimento pessoal e profissional.

No entanto, se a mudança de emprego está fora de cogitação no momento, ou nem está em seus planos, é importante aprender a lidar com o problema. É possível controlar a ansiedade no trabalho adotando alguns hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios, meditação ou outras ações para relaxamento.

Saiba como controlar a ansiedade no trabalho

É possível impedir que a ansiedade prejudique seu desempenho e afete sua vida pessoal. Os problemas do trabalho não precisam comprometer seu desempenho profissional e muito menos afetar a vida pessoal. Confira algumas ações que ajudam a contornar a situação.

Discuta o problema

Falar sobre as causas da ansiedade no trabalho sempre ajuda. Discutir a questão com seus superiores e colegas fará com que todos percebam o que está acontecendo e permitirá a reflexão sobre as causas do problema. Talvez você não seja a única pessoa da empresa a sofrer com a ansiedade, e uma boa conversa, muitas vezes, é o início das mudanças.

Exercite-se

A prática regular de atividades físicas contribui para a melhoria da sua saúde e também para seu relaxamento. Os exercícios produzem dopamina (hormônio do prazer) e atenuam o estresse.

Escolha uma atividade com a qual se identifique e adote-a como rotina. Além dos benefícios físicos, os exercícios promovem a convivência com outras pessoas que praticam a mesma atividade, o que é uma ótima oportunidade para falar de outros assuntos além do trabalho!

Descanse

Esse conselho parece ser um lugar-comum, certo? Mas, pense bem: quantas vezes você descansou de fato depois que chegou em casa? Tarefas domésticas, problemas com seu companheiro(a) ou mesmo a rotina das crianças, muitas vezes, impedem o descanso de fato.

Então, tire um dia para descansar de verdade, faça algo que gosta, pense em outras coisas. Aprenda a delegar tarefas e confie no desempenho de quem está executando o que você pediu.

Se faz tempo que não tira férias e elas estão fora de seu planejamento atual porque você se sente indispensável no trabalho, reavalie sua postura. Mesmo que por poucos dias, um afastamento para descanso traz efeitos positivos para seu desempenho profissional.

Passe mais tempo com a família

Não adianta sair do trabalho e ir para casa se as obrigações do escritório não são deixadas de lado.

Ao chegar em casa, desligue-se das tarefas profissionais. Preencha seu tempo livre com atividades prazerosas, como assistir um filme, ler um livro, jantar com os amigos ou brincar com as crianças.

Se você trabalha em casa, estipule horários para começar e terminar seu expediente, e evite interrupções enquanto estiver trabalhando, para que não precise estender a jornada durante o período de descanso.

Organize-se

Uma escrivaninha bem-arrumada faz toda a diferença para sua organização, acredite. Evite acumular papéis desnecessários e outros objetos sobre sua mesa de trabalho. Deixe os materiais que estiver utilizando à mão e organize os demais.

O mesmo conselho vale para seu computador. Não deixe várias abas abertas, desviando sua atenção. Concentre-se em uma tarefa de cada vez e evite aquela espiadinha nas redes sociais. Com isso, seu foco no trabalho será maior e o resultado, melhor.

Outra dica importante é, ao final de seu expediente, perder alguns minutos para organizar as atividades do dia seguinte. Deixe tudo anotado na agenda e comece o dia sempre com foco nas tarefas necessárias.

Faça pausas

De tempos em tempos, faça pequenas pausas na atividade que está realizando. Respire fundo, caminhe, alongue-se ou tome um café. Mas lembre-se, são pausas rápidas, suficientes apenas para repor as energias. Intervalos prolongados podem gerar atrasos nas tarefas e, com isso, mais ansiedade para terminá-las.

Como você percebeu, é possível combater a ansiedade no trabalho antes que ela se torne um problema crônico e prejudique outros aspectos de sua vida. Fique atento aos sinais e evite situações de conflito desnecessárias. Respire fundo antes de deixar que a ansiedade comprometa seu desempenho e sua vida.

Se você quer preservar seu bem-estar e evitar situações de estresse que podem desencadear a ansiedade, continue sua visita em nosso blog e descubra como equilibrar sua vida pessoal e profissional.