. Acabe com a insegurança profissional seguindo estes 5 passos | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

Acabe com a insegurança profissional seguindo estes 5 passos

Imagine um profissional bem capacitado, que está sempre fazendo treinamentos, buscando fontes de conhecimento e atualizando-se sobre as melhores práticas e novidades em seu ramo de atividade, para ter uma performance cada vez mais elevada.

Pense agora que esse mesmo profissional, por mais capacitado que seja, não se sinta seguro acerca de suas capacidades, evitando, por receio, assumir responsabilidades e tarefas que o levariam ao próximo patamar na sua carreira.

Colocando dessa maneira, parece loucura que alguém que se prepare e atue tão bem se sinta inseguro acerca de suas capacidades. Mas esse quadro é mais comum do que se imagina, e talvez você mesmo enfrente dificuldades na sua carreira por causa da insegurança profissional.

Se você quer saber como acabar de uma vez por todas com a insegurança profissional e começar a tomar atitudes que alavancarão a sua carreira, confira as dicas que preparamos!

Como a insegurança profissional pode afetar a sua carreira

Antes de tudo, é preciso entender que a insegurança é um sentimento comum que acomete todas as pessoas, sobretudo em momentos de mudança de paradigma, como uma promoção ou ao assumir novos projetos. Mesmo os homens e as mulheres mais poderosos e influentes do mundo sentem-se inseguros em algumas situações e apenas aprendem a lidar com isso de uma forma saudável e eficaz.

Existem, entretanto, indivíduos que se sentem mais inseguros e com maior frequência. Essas pessoas, mesmo com ampla formação e experiência consolidada na sua área de atuação, precisam de constante validação de seus superiores para saberem que estão desempenhando um bom trabalho.

Como essa validação constante não acontece nos ambientes profissionais, a pessoa fica paralisada pela sua insegurança, incapaz de assumir para si novos desafios e maiores responsabilidades, que, como sabemos, são fundamentais para o avanço na carreira.

Por isso que saber lidar com essa insegurança, administrando sua ansiedade e adotando estratégias para garantir os melhores resultados, é fundamental para quem deseja atingir uma performance profissional de alto nível.

Como acabar com a insegurança profissional

Conheça agora quais são os passos e as atitudes mais importantes para vencer a insegurança profissional.

1. Aprenda a delegar tarefas

Um profissional seguro de si é também seguro de sua equipe. Ao centralizar todas as tarefas em si mesmo, você não apenas se sobrecarrega de trabalho, como também impede que outras pessoas deem o melhor de si para a empresa ou o projeto em que estão trabalhando.

Ao mesmo tempo, ao saber delegar as tarefas ideais para cada pessoa com quem trabalha, você terá muito mais tempo livre em suas mãos para dedicar sua atenção àquilo que é mais importante, ganhando não apenas agilidade como, também, qualidade de trabalho.

Entretanto, ao delegar, é preciso ter alguns cuidados, como:

2. Esteja sempre alinhado com a sua equipe

Uma boa equipe funciona como uma máquina bem azeitada, com sinergia e foco únicos.

Seja na posição de líder ou de liderado, um profissional de alto desempenho está sempre muito bem alinhado com a sua equipe, tanto nos objetivos a serem perseguidos quanto nas estratégias a serem usadas, assim como nos valores que norteiam a atuação daquele time.

Sabemos que existem pessoas que, devido à sua personalidade, preferem trabalhar sozinhas o máximo possível. Esse tipo de profissional, embora possa desempenhar um trabalho primoroso, dificilmente avançará muito em sua carreira.

Isso porque, independentemente do tipo de trabalho que você realiza, é preciso entender que os seus resultados fazem parte de uma estrutura maior, dentro da qual as contribuições de diversos profissionais somam-se para entregar o melhor produto ou serviço ao cliente.

3. Preze pelo feedback

Uma das formas mais poderosas de acabar de vez com a insegurança profissional é, por mais contraditório que pareça, prezar por feedbacks.

O feedback é uma das ferramentas de gestão de pessoas mais tradicionais e poderosas que existem. Quando bem realizado, o feedback pode extrair o melhor de um membro da sua equipe, beneficiando não apenas o projeto em questão, mas devolvendo às pessoas o ânimo de trabalharem.

Peça sempre por feedback das pessoas que trabalham com você e saiba ouvir as críticas de forma neutra, sem levá-las para o lado pessoal. Entenda que, quanto mais você receber feedbacks e agir no sentido de corrigir as falhas apontadas, mais rapidamente você progredirá em sua carreira, apresentando uma performance sempre crescente.

Se você ocupa um cargo de liderança, dedique tempo e atenção a aprender as melhores formas de dar feedback para sua equipe. Mostre a eles que você os valoriza enquanto profissionais e enquanto seres humanos e sempre deixe claro que quaisquer críticas pontuais visam apenas a ajudar as pessoas a se tornarem profissionais melhores.

4. Trabalhe sua inteligência emocional

O conceito de inteligência emocional não é novo no mundo corporativo, mas vem ganhando destaque crescente. Isso porque as organizações perceberam que uma pessoa feliz e que sabe lidar bem com seu mundo interior é uma pessoa que trabalha melhor.

Além disso, na medida em que avança na carreira, o profissional se depara com desafios maiores e com um nível crescente de pressão. Se ele não tiver uma inteligência emocional bem desenvolvida, pode facilmente não suportar as novas exigências.

Além da assessoria de profissionais especializados em inteligência emocional, como consultores e coaches, participar de cursos e treinamentos na área pode ajudar você a vencer a insegurança profissional.

5. Confie nas suas habilidades

Ao se ver diante de um novo desafio ou de mais responsabilidades, procure ter em mente que, se você chegou até ali, certamente deu motivos para que as pessoas confiassem na sua capacidade.

Procure lembrar-se dos seus sucessos anteriores e das situações em que você aprendeu com obstáculos e desafios do passado. Lembre-se também das lições aprendidas com as falhas, que também trouxeram você até este momento.

Como vimos, a insegurança no trabalho pode minar muitas carreiras promissoras, mas, com algumas atitudes simples, você pode superar esse obstáculo e adotar uma mentalidade de sucesso.

Se você gostou das nossas dicas sobre insegurança profissional e quer saber um pouco mais sobre como nossa mentalidade afeta diretamente nosso desempenho profissional, não deixe de conferir um novo artigo com 6 dicas de como superar medos no ambiente profissional.