. 7 dicas fundamentais para você desenvolver habilidades! | Marcos Tito
  • Fortaleza: (85) 3108 8001

7 dicas fundamentais para você desenvolver habilidades!

Desenvolver habilidades é essencial para a evolução pessoal e profissional, pois permitem a melhoria da performance e a conquista de objetivos em todos os âmbitos da vida. Entretanto, para ter crescimento é preciso descobrir quais competências estão defasadas para alcançar o sucesso.

Dessa forma, é fundamental observar e analisar o próprio comportamento para descobrir quais são os potenciais que podem elevar o nível de desempenho e as limitações que estão impedindo a ascensão. Com essa percepção, é possível adotar ações que facilitam o aprimoramento.

Neste artigo, você vai aprender 7 práticas imprescindíveis para conseguir desenvolver habilidades de forma construtiva, assim como entender melhor a como identificar as suas melhores qualidades. Leia e aproveite!

1. Estar motivado a melhorar

A motivação é o ponto de partida para o desenvolvimento de qualquer habilidade. É praticamente impossível conquistar crescimento sem estar determinado a evoluir. O processo para adquirir e aperfeiçoar conhecimentos é gradual e necessita de empenho e paciência para superar as dificuldades do percurso, e alcançar os objetivos desejados.

Porém, a motivação não depende apenas de uma decisão ou conduta. Ela é o resultado de um conjunto de fatores, circunstâncias e ações. Por isso, é muito importante que a vontade de ter uma nova habilidade esteja associada a um propósito valioso, tendo entusiasmo para passar por todas as fases do aprendizado.

2. Fazer um planejamento

Geralmente, adquirir habilidades necessita de um processo, e aperfeiçoá-la pode levar muito tempo. Por isso, é comum iniciar o aprendizado e não ter paciência para concluí-lo, ou demorar mais tempo que o necessário para obter resultados visíveis.

O planejamento ajuda a manter uma linha de evolução, mostrando de que ponto você saiu, o objetivo que quer alcançar e o que foi conquistado em cada parte da trajetória. Assim, é possível mensurar o progresso e ter pequenos avanços para manter a motivação.

Contudo, para um plano ser eficiente ele precisa ser elaborado de forma estratégica, considerando questões, como aptidões e tempo disponível. Além disso, as metas estipuladas precisam ser realistas para não gerar frustrações e, consequentemente, desmotivação.

Ao decidir aprender um novo idioma, por exemplo, crie um plano de longo prazo, especificando o conhecimento que será adquirido em cada fase do processo e estabeleça também metas diárias e semanais. 

3. Avaliar talentos

Os talentos são fundamentais para se desenvolver de forma estratégica. Todas as habilidades podem ser adquiridas, no entanto, o tempo, investimento e dedicação que serão necessários variam de acordo com o nível de aptidão existente.

Por essa razão, nos processos de evolução que apresentam bons resultados com rapidez, normalmente, as habilidades desenvolvidas têm origens nos talentos que já são vantajosos para o indivíduo.

Dessa maneira, é importante analisar as propensões e suas associações com as atividades diárias, bem como o impacto que podem ter na conquista dos objetivos estabelecidos. Assim, os esforços podem ser orientados para a realização de ações que proporcionem resultados mais valiosos.

4. Considerar feedbacks

Os feedbacks são indispensáveis para o crescimento em qualquer âmbito da vida. Contudo, muitas pessoas se recusam a ouvi-los ou analisá-los. Esse comportamento ocorre por diversos motivos, como soberba, medo, desmotivação e falta de confiança na própria capacidade de melhorar.

A maioria das observações, mesmo as feitas de forma pouco construtivas, contém dicas que podem auxiliar na ascensão pessoal e profissional. A resistência em recebê-las, ou explorar o que elas podem oferecer, impede o progresso em vários aspectos.

Por isso, é fundamental ser receptivo às opiniões e se dispor a escutar verdadeiramente o que as pessoas têm a dizer. Com essas informações é possível refletir e se atentar às questões que passam despercebidas na própria observação.

Dessa maneira, fica mais fácil descobrir talentos, entender necessidades e perceber os aspectos que precisam ser melhorados ou aperfeiçoados. Ademais, ajuda a ter clareza em relação às adequações necessárias no planejamento e na obtenção de um progresso mais consistente.

5. Buscar capacitação

Para desenvolver qualquer habilidade é necessário buscar capacitação. A forma dependerá do tipo de competência almejada, dos objetivos que estão sendo buscados e de qual nível de conhecimento já existe.

Entretanto, independentemente do treinamento que será necessário, é preciso procurar por profissionais qualificados que possam atender às suas demandas e oferecer a contribuição que você precisa para evoluir.

Além disso, é importante respeitar o próprio tempo, assim como se cercar de pessoas que entendam os seus potenciais e limitações. Sempre que possível, prefira a consistência do aprendizado antes da rapidez. Em determinadas áreas e assuntos, fazer uma capacitação curta é o suficiente para obter as informações fundamentais, mas em outras poderá não trazer resultados, ocasionando em um desperdício de recursos.

6. Investir em autoconhecimento

O autoconhecimento é a base para direcionar de forma correta qualquer aprendizado. Ele permite o entendimento e exploração de valores e talentos, como a descoberta de crenças limitantes e áreas com alto potencial de desenvolvimento.

Para adquirir novas habilidades e aperfeiçoar as existentes, é indispensável investir no conhecimento das próprias características para saber quais ações são necessárias para que a evolução obtida esteja alinhada com os objetivos desejados.

Para isso, observe o próprio comportamento, escute a opinião das pessoas que estão no seu círculo de convivência e realize o auto feedback. Além disso, pratique atividades que melhorem a percepção e o foco, como a meditação.

7. Procurar apoio especializado

O processo de desenvolvimento de habilidades geralmente é complicado. Um profissional qualificado, como um coach, tem conhecimentos sobre práticas, técnicas e ferramentas que propiciam o aperfeiçoamento do autoconhecimento, a obtenção de autoconfiança, e a identificação de valores e talentos. Desse modo, a trajetória em direção aos objetivos fica muito mais fácil, rápida, segura e satisfatória.

Aprimore o autoconhecimento, descubra quais são os seus talentos, considere opiniões, estabeleça metas claras, elabore um planejamento e busque qualificação. Com essas ações, é possível descobrir potenciais, desenvolver habilidades e alcançar objetivos.

Entretanto, os fatores mais importantes para a evolução são o comprometimento e a motivação. Só eles permitem a superação de obstáculos, e proporcionam a resiliência necessária para obter o crescimento.

Gostou de aprender a desenvolver habilidades? Agora, que tal dar o próximo passo em direção ao sucesso pessoal e profissional? Entre em contato conosco, pelo telefone (85) 3458-1835, e descubra como podemos ajudar você!